-
Arquitetos: Labics
- Área: 900 m²
- Ano: 2004
-
Fotografias:Marco Cappelletti, Luigi Filetici
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto no Mercado de Trajano inclui duas intervenções de naturezas diferentes: a reabilitação de uma antiga taberna na Via Biberatica e a realização de uma nova via peatonal pelo Fórum de Trajano, próxima ao antigo caminho de Campo Carleo.
O projeto da reabilitação da taberna envolve, para além da restauração das antigas paredes romanas, a reconstrução de superfícies que estão faltando em todos os espaços e também algumas pequenas intervenções necessárias para garantir a continuidade e eficiência dos espaços. Parte importante do projeto foi definir uma linguagem que se comunica com a história do monumento, bem como com sua materialidade e espacialidade.
A escolha pelo cocciopesto, que é uma mistura de fragmentos triturados de tijolos, pedras e argamassa fina à base de cal, ocupa os espaços vazios necessários, criando um plano de fundo para uma série de intervenções menores. A mais significativa delas foi a reintegração de um portal, o qual deriva dimensionalmente e geometricamente dos outros existentes e foi feito de um material distinto, o aço cortén, destacando sua contemporaneidade dentro do edifício histórico.
A nova passarela ao Campo Carleo recria um antigo caminho que liga do Fórum ao bairro de Suburra. A parede monumental na qual este caminho primário esteve contido é de importância arqueológica única. Ela separa o Fórum de Augusto do Mercado de Trajano. Dessa forma, o objetivo era manter a nova estrutura autônoma e claramente separada do fundo. A nova passarela, portanto, foi diferenciada materialmente, estruturalmente e formalmente, e é concebida como um elemento independente da estrutura romana.
A passarela segue a antiga parede, mas é destaca dela, estabelecendo uma relação íntima e sutil entre o novo e o antigo. Construída em aço cortén, a passarela se mistura cromaticamente com as antigas paredes romanas de fundo, enquanto sa contemporaneidade discreta dos cabos aço garantem a primazia de vistas em perspectiva de todo o local.